Meu interesse pelas artes, sobretudo pelo desenho, veio na tenra idade. Durante muito tempo, contudo, a disposição artística foi posta de lado pela exploração de outros caminhos acadêmicos, a saber: a engenharia de materiais e a filosofia. Tais áreas, porém, ainda que pouco relacionadas ao itinerário de um luthier, são certamente indissociáveis do meu, compondo intimamente a perspectiva sob a qual contemplo o ofício e penso seus processos e materiais.

A luteria veio, finalmente, não por escolha, mas pela necessidade interior de retorno à aptidão original. Dei meus primeiros passos em 2020 e 2021, sob orientação de cursos livres especializados. Posteriormente, em 2022, fui aceito aprendiz do estimado luthier Antonio Tessarin, um dos maiores nomes da luteria brasileira.

A mim, o mestre Tessarin ofereceu generosamente não apenas seu profundo conhecimento e larga experiência, mas também, e principalmente, sua grata amizade. Decerto, a oportunidade de dividir a bancada com o melhor dos mestres possíveis foi a mais importante em minha vida profissional.

São Paulo, Brasil
Samuel Thimounier